O Espírito Santo de Deus.

“Jesus desceu com [os seus doze discípulos] e parou num lugar plano.

Estavam ali muitos dos seus discípulos e uma imensa multidão procedente de toda a Judéia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e Sidom, que vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças.

Os que eram perturbados por espíritos imundos ficaram curados e todos procuravam tocar nele, porque dele saía poder que curava todos.

Olhando para seus discípulos, ele disse:

(…)

Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.

Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica.

Dê a todo aquele que lhe pedir e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva.

Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.

Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam.

E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim.

E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral.

Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta.

Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque Ele é bondoso para com os ingratos e maus.

Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso” (Lucas 6. 17-20a, 27-36. NVI).

No contexto de curas maravilhosas e expulsão de demônios, o Senhor Jesus Cristo dirige essas palavras a seus discípulos para que eles também sejam cheios do Espírito Santo, o espírito que cura e que expulsa demônios.

Antes disso, Ele anuncia a eles a alternativa dos dois reinos: o reino do Diabo, que existe agora, e o Reino de Deus, que existe para sempre (ver Lucas 6. 20-26).

Há uma riqueza, fartura, riso e fama possíveis agora que resultam em maldição eterna; enquanto há uma pobreza, fome, choro e rejeição agora que são bem-aventuranças para a eternidade.

Os benefícios atuais do reino do Diabo resultam em desgraça eterna. Já a perda desses benefícios e a perseguição por causa do Reino de Deus agora gerarão a felicidade do desfrute de um benefício eterno que vem das mãos do próprio Deus na consumação do Seu Reino amanhã.

Como é o Espírito Santo, que habitava em Jesus Cristo, o Senhor, por meio do qual Ele expulsava demônios e curava a todos?

Ele é assim: amor aos inimigos, beneficiar aqueles que me odeiam, abençoar aqueles que me amaldiçoam, orar por aqueles que me maltratam, oferecer a outra face para que aquele que me feriu numa face possa me ferir na outra também, não me defender daquele que me rouba, mas permitir que me roube ainda mais, dar àquele que me pede, emprestar ao meu inimigo sem esperar devolução alguma.

Esses são os atos do Espírito Santo, o espírito por meio do qual Jesus Cristo cura e expulsa demônios. Ele atua nas emoções, nos feitos, nas palavras, nas orações, no corpo e no bolso daquele que crê em Jesus Cristo.

Como queremos que Deus faça a nós, façamos também uns aos outros.

Quando o espírito imundo sai e em seu lugar entra o Espírito Santo, descrito acima, então a recompensa que temos é grande, pois nascemos como filhos de Deus, que é bondoso para com os ingratos e maus.

Nascer de Deus é ser feito misericordiosos, assim como o Pai celestial, o Pai nosso, o Deus todo-poderoso é misericordioso.

Saibamos, porém, que é nesse Espírito Santo, e não nos espíritos imundos que o Diabo gera agora com seus benefícios passageiros, que está o poder para curar enfermos e expulsar espíritos imundos.

Que o Espírito Santo seja em todos nós os que cremos em Jesus Cristo e fomos curados por Deus! Em nome de Jesus Cristo, amém.

Rafael Caldeira de Faria, Teólogo, e o Editor do blog Curados por Deus.

2 pensamentos sobre “O Espírito Santo de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s