Integração entre Psicologia e Teologia

Boa tarde a todos!

Hoje temos um vídeo muito especial da Rosemead School of Psychology, parte da Biola University.

Ela grava uma conversa entre o Eric Johnson, Professor de Cuidado Pastoral do Southern Baptist Theological Seminary, e o Dr. Siang-Yang Tan, Psicólogo, Teólogo, Pastor, Escritor, Professor de Psicologia no Fuller School of Psychology e Diretor da Society for Christian Psychology, autor de diversos livros incluindo o Counseling and Psychotherapy – A Christian Perspective.

Aqui o Dr. Siang responde a perguntas, por exemplo, sobre o que é a chamada Psicologia Cristã e o que são os esforços do movimento chamado de Integração ou a Psicologia de Transformação, que querem estabelecer diálogos entre a fé cristã e os Conselheiros Cristãos, e os Psicólogos e todo o campo da Psicologia.

Também fala dos desafios de quem exerce múltiplos papéis profissionais em áreas tão próximas como a Psicologia e o Cuidado Pastoral, por exemplo, e os dilemas éticos da sobreposição de papéis profissionais e da proximidade pessoal que podem ser prejudiciais para os pacientes. Aqui ele aponta para o treino do discernimento para se aprender a aplicar bem e com sabedoria as linhas de orientações dos códigos de ética profissional para o bem dos pacientes caso a caso.

Além disso ele expõe algo sobre o Cuidado de Almas como um conceito mais abrangente e multifacetado, o que nos aponta de volta para os caminhos da Medicina Integrativa. Ele comenta sobre o aspecto terapêutico da fé cristã, dizendo que acredita que a Bíblia possui respostas profundas que falam às dimensões existenciais e espirituais da vida, apontando para uma vida comunitária e tradição de sabedoria que resultam em saúde mental.

Rafael Caldeira de Faria, Teólogo, e o Editor do blog Curados por Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s