Saúde Mental

Boa tarde a todos!

Saúde Mental é um tema importante para a Psicologia Corporal.

Saúde Mental é a saúde da porção dinâmica e imaterial do homem.

É a saúde (1) das relações intra e interpessoais, sociais e com objetos, (2) das emoções, (3) da afetividade e sensibilidade à necessidade própria e dos outros, (4) da direção de conduta, (5) das palavras que saem da boca, (6) dos padrões respiratórios, (7) da presença do homem, etc.

O que acontece nesse plano influencia muito a Saúde Física e Corporal.

Certa vez ouvi de um Terapeuta Corporal que o corpo é como a areia e a mente como o vento. Para saber como sopra o vento, basta olhar para como se ajuntou a areia.

Todos produzimos células cancerígenas diariamente, mas somente em alguns corpos elas conseguem espaço para se multiplicarem e prosperarem; todos estamos expostos a muitos vírus e bactérias, mas apenas parte de nós está doente por causa deles.

O que abre ou fecha um corpo para determinada possibilidade de vida ou adoecimento é a complexa dinâmica da porção imaterial do homem.

Por essa razão é que Psicólogos Corporais precisam fazer perguntas sobre os impactos reais da atual disposição mental de seus pacientes sobre seu corpo e sua vida.

Os verdadeiros profissionais dessa área aprendem como oferecer terapia para a mente: a Psicoterapia Corporal ajuda os pacientes a ancorar o seu sentimento de identidade nas profundezas definitivas da sua integridade.

De uma maneira muito direta apontamos que essa ação terapêutica consiste em favorecer uma resposta iniciativa nos pacientes que os ponha a trabalhar pela construção da sua Saúde Mental, substituindo os padrões mentais que lhes geram problemas e as falsas identidades, por outros que lhes favoreçam na vida e expressem a consciência da sua identidade verdadeira.

Cada paciente precisa alcançar a sua própria Saúde Mental, precisa se realizar intimamente de uma maneira mais profunda, abrangente e harmônica. Porque ninguém poderá fazer isso em seu lugar.

A doença mental cansa muito, gasta e desgasta, e não resulta em bem algum no final. Tudo o que construímos com “meio self” um dia será derrubado pelas ventanias das provações da vida.

Toda a energia que uma pessoa investe com uma mente adoecida, apostando a sua vida em defesa de objetos emocionais, experiências ou sentimentos parciais/superficiais/insuficientes/nocivos, é um roubo e uma exposição desnecessária que vulnerabiliza toda a pessoa às doenças de ocasião e, em última análise, às ideações suicidas.

Até mesmo a predisposição genética à doença só será ativada por certa disposição mental (lembrando do conceito ampliado que formulei acima para Saúde Mental).

Bons Psicólogos Corporais são raros como jóias, mas existem.

Desejo a todos a Saúde Mental e, com ela, a Saúde Integral.

Atenciosamente,

Dr. Rafael Caldeira de Faria, Psicólogo Corporal, CRP 06/89471, e o Fundador do Projeto Terapêutico Toque Divino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s