Como uma árvore

Bom dia a todos!

Talvez a maior perplexidade do homem seja a insolubilidade do tempo e, mais especificamente, da constrangedora espera pelo amadurecimento das coisas vivas.

“O tempo pertence ao SENHOR”.

Você sabia que se colocar uma semente de abacate na terra pode nutrir uma expectativa razoável de colher abacates de 2 a 4 anos depois? Agora se a sua árvore for de jabuticabas terá que esperar de 10 a 15 anos em média para colher as primeiras frutas.

Em 2008, quando a esquizofrenia parou a minha vida, a última coisa que consegui fazer antes da minha internação domiciliar foi a conclusão de um curso de Florais de Bach, ministrado por representantes brasileiros do Healing Herbs UK.

Ali eu aprendi sobre as 38 flores que são usadas como medicina para a subjetividade através desse sistema curativo e, embora não seja capaz de recordar perfeitamente tudo o que aprendi, fui muito impactado justamente pela diferença no desenvolvimento de cada uma dessas plantas.

Havia por exemplo uma flor amarela muito bonita e delicada, cujo ciclo de vida durava um dia. Pela manhã nascia a planta, no meio do dia surgia a sua flor e ao entardecer ela murchava e morria. Por outro lado, havia um outra flor mais arroxeada que aparecia pela primeira vez apenas 8 anos após o nascimento da planta.

Há uma lenda antiga que diz que “quem planta tâmaras, não colhe tâmaras”, porque estimavam que levaria cerca de 80 anos até que a planta desse os seus primeiros frutos.

Não sei sobre a precisão de todas essas informações, pois não sou nem biólogo nem botânico, e minhas experiências com a jardinagem ainda são muito imaturas. Mas vejo nessas coisas algo útil da parte de Deus.

Os Salmistas bíblicos insistem para que não nos impressionemos com o sucesso dos ímpios, pois logo, logo a impiedade dá os seus frutos verdadeiros: ruína, perda e destruição. Mas também não devemos nos impressionar negativamente com o sucesso bem merecido dos outros, porém nos manter concentrados na nossa própria jornada, pois cada um de nós dará o seu fruto bom no tempo devido se permanecer na fé no SENHOR.

Os Florais de Bach nos fazem crer que assim como as plantas são diferentes umas das outras, também nós o somos. E, para cada um de nós, devemos procurar pelos remédios que nos curem segundo o nosso próprio tipo singular.

A cura de Deus sempre tem a ver com um lugar subjetivo de onde passamos a ver a realidade com maior clareza e perspectiva abrangente, profunda e acertada. Importa alcançarmos um lugar sagrado de onde podemos verdadeiramente saber e crer no SENHOR.

O fruto perfeito da plenitude de você mesmo é algo muito trabalhoso e demorado de se produzir. Todos damos algum tipo de fruto na infância, na juventude, no começo da vida adulta, no ápice da vida adulta e na velhice. O zênite do que brota de dentro de nós, contudo, é um grande mistério e está escondido com o Espírito Santo do SENHOR.

Você olha ao redor… Tem a impressão de que os outros estão frutificando… Mas não consegue encontrar frutos agradáveis nos seus próprios ramos…

Tenha calma. Não recorra a feitiçarias para tentar mudar os tempos e as Leis do SENHOR.

Você pode tocar o seu peito agora? Pouse as mãos suavemente e diga: “SENHOR, eu confio em ti. Obrigado por me amar tanto assim!”

Dependendo da vocação do SENHOR para você, pode levar 2 anos, 5 anos, 15 anos ou mais, até que o Espírito da Santidade do Cristo esteja frutificando a perfeição de você.

O seu Pai Celestial está cuidando de você e evitando que você se machuque de uma maneira decisiva pela sua imaturidade para o manejo das realidades com as quais você deseja engajar.

Todavia, o abacateiro um dia dará abacates; a jabuticabeira, jabuticabas; a tamareira, tâmaras… As florzinhas aparecem na estação certa e os ciclos de maturação apontam todos para uma maturidade tangível e completa para todos os seres vivos.

Você é muito bonito! Você é muito bonita!

Ainda bem que você existe! Ainda bem que você nasceu!

Você não é a pessoa mais maravilhosa que já pisou na face da terra? Sim, você é!

Creia em Deus! Confie no SENHOR! Faça o que é o Certo enquanto há tempo para isso.

O seu Tesouro ele guardará para aquele dia glorioso de festa, prosperidade e paz em que você se realizará plenamente sendo tudo o que foi criado para ser!

O SENHOR abençoe a todos vocês! Em nome de Jesus, o Cristo do SENHOR, amém.

Atenciosamente,

Rafael Caldeira de Faria, Teólogo, e o Editor do blog Curados por Deus.

Um pensamento sobre “Como uma árvore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s