Debaixo de um Toque Bom

Bom dia a todos!

O que acontece conosco quando estamos debaixo de um Toque Bom?

O toque começa quando estamos na presença de alguém, a presença é o primeiro nível do toque. Mas ele avança com a disposição de se colocar as mãos sobre a outra pessoa, mesmo que seja à certa distância, segundo nível, e depois de tocar suavemente no seu corpo com a ponta dos dedos, terceiro nível. Ainda podemos avançar para um contato gentil de toda a superfície das mãos sobre o corpo, quarto nível, e finalmente aplicar alguma força sobre esse corpo através de massagens, quinto nível.

O toque só é bom, do ponto de vista terapêutico e psicoterapêutico, quando não é erótico ou sensual; nem místico, esotérico ou mágico; nem agressivo ou invasivo.

Em uma expressão, o Toque Bom é aquele que transmite amor terapêutico. E amor terapêutico é um calor agradável que favorece o meu autêntico crescimento interior e uma barreira corajosa que impede a corrupção de mim mesmo.

Debaixo de um Toque Bom podemos encontrar o descanso das nossas guerras.

Há pessoas que não dormem o quanto necessitam, pessoas que vivem em um constante estado de alerta ou sobressalto. Para essas pessoas um Toque Bom inaugura um tempo de descanso e elas dormem profundamente durante essa breve intervenção como a criança dorme depois de passar por um grande estresse.

Por outro lado, debaixo de um Toque Bom podemos despertar para a nossa vida.

Muitas pessoas não adormecem debaixo de um Toque Bom, mas parecem trabalhar interiormente e aprender um jeito de ouvir e ver melhor, ouvir e ver o que realmente importa ser ouvido e visto do ponto de vista do protagonismo da sua própria jornada pessoal e missão de vida.

Debaixo de um Toque Bom começamos a digerir os bolos alimentares presentes no aparelho digestivo, mas também a subjetividade e os eventos emocionais significativos da nossa história pessoal.

Para a Saúde Mental importa discernirmos corretamente quem foram os verdadeiros vilões na nossa história e quem foram os mocinhos; de onde vieram os abusos e, por outro lado, de onde soprava o Espírito do Amor.

Ainda podemos afirmar que debaixo de um Toque Bom aprendemos a permanecer seguros e a confiar, a alcançar fundamentos profundos para lançar âncoras de estabilidade emocional e esperança subjetiva.

Muitas pessoas depois de receberem toques perfeitos relatam a experiência de reconexão com o “amor de Deus”. A espiritualidade parece também amadurecer quando conseguimos alcançar e tratar a nossa vulnerabilidade subjetiva em encontros de verdadeiro amor terapêutico.

Debaixo de um Toque Bom nosso corpo ganha a coragem e um bom motivo para lutar por si mesmo e resistir dignamente frente a toda ameaça.

Um corpo que recebe Toques Terapêuticos tende a ser capaz de se regenerar mais rápido do que outro que não seja tocado por ninguém. Também a resposta imunológica dos pacientes que recebem Toques Terapêuticos tende a ser significativamente maior do que a daqueles que são tratados apenas com medicações convencionais.

Debaixo de um Toque Bom somos mais transparentes e belos.

Os Toques Terapêuticos tendem a favorecer a produção do hormônio Oxitocina que é responsável pela experiência subjetiva de segurança emocional.

Debaixo de um Toque Bom nos tornamos mais inteligentes e sábios.

Os Toques Terapêuticos tendem a favorecer a neurotransmissão de Acetilcolina, substância responsável pela diminuição da frequência cardíaca, bronco constrição e aumento da motilidade visceral, além de promover a aprendizagem cognitiva.

Debaixo de um Toque Bom ganhamos mais domínio próprio.

Os Toques Terapêuticos tendem a favorecer a regulação dos níveis de Glutamato nas fendas sinápticas, diminuindo a excitotoxidade responsável pela neurodegeneração característica de doenças como Mal de Alzheimer, Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica e Doença de Huntington (Cf. Mecanismo de Ação do Glutamato no Sistema Nervoso Central e a Relação com Doenças Neurodegenerativas).

Muita coisa boa pode advir de um Toque Bom.

Santo remédio!

O Projeto Terapêutico Toque Divino – “Então ele tocou em mim e me pôs em pé” (Dn 8.18b) oferece sessões de Toques Terapêuticos à domicílio e em hospitais em São Paulo, SP, Brasil, para pacientes passando por doenças, dores, sofrimento psicológico ou recuperações.

Atenciosamente,

Dr. Rafael Caldeira de Faria, Psicólogo Corporal, CRP 06/89471, e o Fundador do Projeto Terapêutico Toque Divino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s