Teoria da Inspiração

Bom dia a todos!

Gostaria de lhes apresentar aqui a minha Teoria da Inspiração Divina.

Como é que a Bíblia foi escrita? Como é que alguém chega a escrever algo que é digno de ser canonizado?

No meu tempo no Seminário Teológico Servo de Cristo tivemos algumas aulas sobre as teorias para o fenômeno da Inspiração Divina.

Alguns defendem que os autores bíblicos receberam palavras ditadas da parte do SENHOR Deus. Outros, que eles tinham ideias inspiradas pelo SENHOR Deus, mas que as redigiam conforme seu próprio entendimento e maneira. E assim por diante, teoria após teoria.

Para mim o que fez com que os textos bíblicos fossem considerados sagrados e canônicos foi o fato de que homens fiéis ao SENHOR Deus puderam reconhecer na índole daqueles escritos o Espírito Santo ou o Espírito da Santidade do SENHOR Deus.

A grande questão para o escritor aspirante é “como fazer para tirar de dentro de mim o Espírito da Santidade do Ungido do SENHOR? Como fazer para que ele entre dentro de mim de modo que o que saia de dentro de mim seja algo precioso e de valor eterno?”

A resposta a essas perguntas é o arrependimento.

Para que um dia as minhas palavras sejam canônicas, preciso instalar o Espírito Santo no meu interior. E o único modo de fazê-lo é aprofundando as realidades interiores do meu próprio arrependimento e submissão ao SENHOR Deus.

Aqueles autores foram considerados Profetas do Deus Altíssimo porque suas palavras eram justas e verdadeiras, o resultado natural de uma vida consagrada à Justiça e à Verdade do SENHOR Deus.

Todos podemos adicionar uma palavra ao Cânon Cristão. Aquele que atravessar o fundo da agulha e for vitorioso através do caminho estreito da Verdade e da Vida, do seu interior fluirão rios de Água Viva.

Dos mentirosos fluem tradições humanas e ímpias. Dos puros de coração, a Palavra do SENHOR Deus.

Os fariseus falavam sem parar… Mas tudo o que diziam era um vazio de vazios. Fardos e picuinhas, nada mais. Já os justos falavam a verdade e nada mais, e isso era o suficiente para a cura da nações e a expulsão de demônios.

Fariseu não é legalista, no sentido de zelar pela Lei do SENHOR Deus. Fariseu é legalista no sentido de evitar a Lei do SENHOR Deus através de regras humanas, vazias e tolas.

Fariseu é o hipócrita que abandona os seus pais, filhos e irmãos em nome de compromissos mesquinhos falsamente atribuídos ao SENHOR Deus, mas essencialmente egoístas, enganadores e falsos.

Ouvi pessoas que se justificavam dizendo “Teologia são apenas discursos e teorias a respeito de Deus, nada além disso”. Hipócritas. Teologia só presta se transmite o autêntico conhecimento do SENHOR Deus.

Ou o que lhes digo revela o Espírito da Santidade do SENHOR Deus, ou então desencaminha o seu coração e diverge o seu entendimento da Verdade, algo que será queimado pelo fogo do juízo do SENHOR Deus.

Pense nisso: talvez a diferença entre você e Moisés ou Paulo Apóstolo seja apenas uma questão de fé no SENHOR e arrependimento de pecados.

Se você tem uma boca para falar e mãos para escrever, então sacuda-se da pequenez, levante os seus olhos aos céus e comece a dizer pela fé o que os cristãos de todos os tempos reconhecerão como a autêntica “Palavra do SENHOR Deus”.

Você não nasceu para ser medíocre nem para viver uma vida indiferente e ordinária. Se você fala e escreve, então fale e escreva em todo o tempo apenas o que é Palavra de Deus para a glória do SENHOR Deus e do seu Cristo.

Proclame a Palavra do SENHOR Deus segundo a medida do dom que habita em você e, assim, ouse acrescentar uma nova linha ao Cânon Sagrado.

Até que medida a Lei do SENHOR feriu de amor o seu coração?

“Venha, Senhor Jesus Cristo, e opere em mim a marca e o selo da Santidade do Espírito do SENHOR. Quero ser um vaso útil e um boca perfeita e bem disposta a proclamar as riquezas da Palavra de Deus”.

Eu acredito em milagres!

Atenciosamente,

Rafael Caldeira de Faria, Teólogo, e o Editor do blog Curados por Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s