Quem é o meu próximo?

“Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para por Jesus[, o Cristo do SENHOR], à prova [e], querendo se justificar, perguntou a ele: ‘quem é o meu próximo?’

Em resposta, disse Jesus: ‘um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita, quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: ‘cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’ ‘.

‘Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?’

‘Aquele que teve misericórdia dele’, respondeu o perito na lei.

Jesus lhe disse: ‘vá e faça o mesmo'”. (Lucas 10. 25a, 29-37. NVI).

Boa tarde a todos!

Feliz Dia das Mães a todas as mães!

Quando estamos em pecado, nos escoramos em picuinhas. Falamos muito e grosso para divergir e confundir o Santo Filho do SENHOR Deus Todo-poderoso.

Sabemos a resposta de antemão, a Lei do SENHOR Deus é óbvia, mas quando estamos no mal fazemos fumaça até mesmo contra a nossa própria inteligência.

“Amar ao SENHOR Deus de todo o nosso coração e etc., e amar o meu próximo como a mim mesmo”, mas quem é o meu próximo afinal?

Todo o mundo.

Próximo é aquele que é um outro como eu. É a semelhança de mim mesmo em outro alguém.

Jesus, o Cristo do SENHOR Deus, dá a dica: aquele por quem o seu coração tem misericórdia, piedade, compaixão.

Quem deve ser incluído na minha família?

Todo o mundo.

Mas esse é um processo lento e paulatino que começa com um único ato de misericórdia e compaixão.

O primeiro necessitado que temos diante de nós somos nós mesmos. Quem não se trata bem, não trata ninguém bem.

Por outro lado, para que eu trate a mim mesmo bem, é preciso voltar a sentir e aprender a discernir o que eu realmente sinto.

Quando descubro minha necessidade de calor, por causa do frio, torno-me capaz de compadecer-me do meu semelhante que passa frio, por exemplo. E essa escola da vida vai abrindo diante de mim muitas outras dimensões de carências minhas que, quando supridas para mim, abrem o precedente e indicam a conduta da vida eterna para com os meus próximos de aqui.

Preciso que você se leve à sério para que depois tenha condições de levar os outros da mesma maneira.

De todas as carências que você já teve, em qual(is) você encontrou satisfação?

Certamente, há um impulso automático que faz com que você se incline a ajudar outros que estão na mesma situação de vulnerabilidade agora. Mas o hipócrita finge que não é com ele, finge que não vê, que não ouve, que não sente.

Sabemos que a misericórdia é a essência do SENHOR Deus Todo-poderoso, porque o que dói em nós está doendo nele também.

O SENHOR Deus é um pronto-socorro para todas as nossas dores e lamentos. Como a viúva que implorou misericórdia, todo aquele que invocar o nome do SENHOR Deus será socorrido (salvo).

O SENHOR Deus não demora nem 1 segundo para atender às nossas orações. É rápido e pronto em todo o caso. Nenhuma das orações dos seus santos fica desassistida. Aquele que crê no Deus Verdadeiro não será desapontado.

Lição de hoje: leve-se à sério.

Quando encontrar a resposta para a sua própria dor e obtiver cura da sua própria enfermidade, então não negue favor aos seus irmãos que passam por aquilo que você já passou.

Não barganhe a sua consciência nem deturpe a beleza que o SENHOR Deus formou em você.

Você existe para salvar… Salvar-se… Salvar os seus… Salvar a sua nação… Salvar o mundo inteiro.

Não seja um covarde, seja fiel.

A sua fidelidade certamente porá um sorriso nos lábios do SENHOR Deus.

Quando o SENHOR Deus sorri você é feliz.

Beijos e abraços para todos aqueles que amam e louvam ao SENHOR Deus Todo-poderoso no Espírito de Santidade do Cristo, Jesus de Nazaré!

Atenciosamente,

Rafael Caldeira de Faria, Teólogo, e o Editor do blog Curados por Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s