Um projeto especial

Boa tarde a todos!

Gostaria de lhes falar hoje aqui um pouco sobre a Teologia da Criação.

Todos já ouvimos falar que no princípio criou o SENHOR Deus o homem à sua imagem e semelhança, macho e fêmea os criou (Ge 1.27). Dai passamos ao entendimento comum de que todos os seres humanos foram criados dessa maneira, de modo que hoje em dia se busca até uma dignidade essencial nisso para todas as pessoas.

Fala-se que Adão e Eva foram os primeiros seres humanos também.

Mas não sei se as coisas são realmente dessa maneira.

A palavra “homem” no Hebraico é “adam” da qual procede o nome Adão. Por isso, toda a referência à humanidade poderia muito bem estar sendo feita à pessoa de Adão e Eva ou Adão macho e fêmea.

Por outro lado, temos a desconcertante narrativa de que Caim, após assassinar seu irmão Abel, afastou-se da presença do SENHOR e foi viver na terra de Node, a leste do Éden, mas em seguida teve relações com sua mulher e ela engravidou e deu à luz um filho chamado Enoque, e então fundou uma cidade de mesmo nome.

Como Caim encontrou esposa se se afastou da companhia de seus pais? Como Caim encontrou esposa se Eva não havia dado à luz filhas, se não possuía irmãs? Quem foram as pessoas que povoaram a cidade de Caim?

Ademais, Gênesis 5 parece se referir explicitamente ao fato de que o “Adão macho e fêmea” (Adão e Eva) foram criados à imagem e semelhança do SENHOR Deus, e lhes conta a descendência em detalhes.

Por fim, temos em Gênesis 6 a informação de que haviam os filhos de Deus e os filhos dos homens, e porque os primeiros começaram a escolher mulheres do outro grupo e a perversidade aumentou muito na face da terra, então o SENHOR Deus se arrependeu de ter criado o homem, mas mostrou benevolência a Noé, homem justo aos olhos do Altíssimo.

O que quero dizer com todas essas coisas é o seguinte: acredito que fazer seres humanos à imagem e semelhança do SENHOR Deus foi o projeto especial do Eterno dentro do projeto da criação.

Para mim, Adão e Eva não foram os primeiros seres humanos, mas os primeiros seres humanos feitos à imagem e semelhança do SENHOR Deus.

Os relatos de Gênesis 6 e também a respeito da descendência de Caim sugerem que havia uma outra humanidade para fora da linhagem de Adão, que não partilhava de comunhão com o Criador, mas era parte da abundância de seres viventes da criação. Até mesmo o fato de Sete, 3º filho de Adão, ter encontrado esposa para si indica a existência de mais pessoas no momento em que o SENHOR Deus começa sua história de amor com a imagem e semelhança da sua glória.

Para fora da polêmica a respeito dessa perspectiva, enfatizo que as Escrituras como um todo contam a história de como o SENHOR Deus gerou, finalmente, filhos à sua imagem e semelhança.

Os israelitas se julgavam superiores por descenderem de Abraão, mas Jesus, o Cristo, os confrontou dizendo que até de pedras o SENHOR Deus poderia fazer nascer filhos de Abraão. Contudo, são os imitadores da fé do patriarca que seriam contados como filhos do Deus Altíssimo.

Em “Adão macho e fêmea” o SENHOR Deus plantou a videira verdadeira, que gerou Abraão, Davi e o próprio Jesus, o Cristo. Todos os que se juntam à fé no Eterno Deus por meio do arrependimento e aspersão do sangue do Cordeiro de Deus, recebem um Espírito Santo para se tornarem também a imagem e semelhança do Supremo Deus.

Nem mesmo aqueles que foram criados à imagem e semelhança do SENHOR Deus escaparam à vulnerabilidade da tentação. Mas mediante ao sacrifício substitutivo do Cordeiro Imaculado, o SENHOR Deus abriu um caminho para a reconciliação que restaura e instala definitivamente a imagem e semelhança do nosso Deus em nós.

O pulo do gato é guardar no coração a ideia simples e verdadeira de que o alvo especial do coração do Deus Todo-poderoso é gerar em outros a sua imagem e semelhança, perfeita e incorruptível, belíssima e toda-verdadeira. A começar de “Adão macho e fêmea”, Adão e Eva.

Quando orar lembre-se: “SENHOR Deus quero ser a imagem e semelhança de ti. Enxerta-me na Videira Verdadeira para que eu também dê frutos de Vida Eterna. Em nome de Jesus, o Cristo, amém”.

O SENHOR Deus abençoe a todos vocês!

Atenciosamente,

Rafael Caldeira de Faria, Teólogo, e o Editor do blog Curados por Deus.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s