Salvação somente pela graça

Boa tarde a todos!

Como vão vocês e suas famílias? Desejo a todos a verdadeira transformação interior, que gera um novo homem e dá viva esperança, em Cristo, Jesus!

Hoje vamos falar sobre Teologia.

Talvez um dos artigos de fé mais debatidos e defendidos pela Reforma Protestante tenha sido a questão da defesa de que a salvação do homem é somente pela graça do SENHOR Deus.

O apóstolo Paulo disse aos efésios:

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus” (Efésios 2.8. NVI).

Em algum momento vamos ler a carta de Paulo aos efésios, dando ao texto o seu contexto, com todo o cuidado, como convém. Mas agora essa frase encabeça a proposição teológica de que a salvação do homem é alcançada somente por meio da graça, pela fé.

Quero sugerir que pensemos na graça como favor, mas um favor peculiar, porque gratuito. Graça é o favor que recebemos em relações em que somos amados e retribuímos a esse amor de todo o coração.

Por exemplo, pensem no favor abundante de um pai por seu filho que lhe é obediente, respeitoso, leal e amoroso. O carro, a casa, a roupa, etc., que ele lhe dá é semelhante à graça do SENHOR Deus, o Pai. O pai de um bom filho não faz contas quando o assunto é favorecê-lo e ajudá-lo a realizar os sonhos do seu coração.

Isso é graça.

E é somente nesse tipo de relacionamento com o SENHOR Deus que o homem recebe a sua salvação.

Salvação é resgate, socorro, cura, ressurreição… Salvação é intervenção divina em questões humanas, a misericórdia do Rei, a oração respondida, a predileção do Santo, o lado direito dos exércitos celestiais…

O SENHOR Deus tomar o seu partido, você pequeno e humilde, isso é algo que só é possível quando mediado pela graça, aquela relação de amor verdadeiro nas duas vias.

Algumas pessoas de coração corrompido transformam a graça do SENHOR Deus em libertinagem. O que elas fazem é dizer que o amor do Deus Altíssimo é incondicional e que sua graça não depende de nada do que fazemos e escolhemos.

Eles fazem entender que, por exemplo, uma pessoa que se entrega ao espírito de prostituição é alvo da graça do SENHOR Deus. Mas, ao fazerem isso, criam uma mentira a respeito das coisas espirituais, pois a verdade suprema é que ninguém entra no descanso ou gozo celestial sem um coração reciprocamente comprometido com o próprio Deus Eterno.

O apóstolo Paulo também disse:

“Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento” (Atos 26. 20. NVI).

Fé é isso ai: é arrependimento de alma, demonstrado através de uma nova conduta e novo investimento de tempo, trabalho e vida.

Apenas a graça, ou seja, a manifestação ou atos de intervenção do SENHOR Deus podem nos salvar das verdadeiras agruras que comprometem a nossa história. Mas esse tipo de favor gratuito ou espontâneo da parte de Deus somente recebe quem adora a ele de maneira aceitável, sincera, amorosa, autêntica, etc.

Não existe graça divina até que haja arrependimento humano, pois arrependimento é o único testamento, comprovação, da fé.

Eu quero ser socorrido pelo SENHOR Deus Todo-poderoso! Assim como os Israelitas foram no êxodo do Egito; Daniel, Ananias, Misael e Azarias na Babilônia; e tantos outros homens e mulheres que em primeira mão dão testemunho de que viram a mão do Majestoso Deus agir em seu favor.

O favor do SENHOR Deus é natural e espontâneo, e o seu agir põe fim a todo debate e angústia.

Você quer ser salvo da sua situação opressiva (dívidas, doenças, disputas, vergonhas, impotência, cheiro de morte, etc.)?

Concentre-se no seu arrependimento. Quando você estiver limpo diante do SENHOR Deus, então perceberá que ele o livrou de todos os seus temores e concedeu todos os desejos do seu coração.

O SENHOR Deus é bom e sua misericórdia dura para todo o sempre!

Não me deixe sozinho aqui batalhando por Jesus, o Cristo do SENHOR. Seja forte e corajoso comigo, e seremos como uma multidão de faróis acesos para a salvação de milhares dos da nossa geração!

Pela graça somos salvos, quando finalmente damos um voto de confiança ao SENHOR Deus, e isso não vem de nós, é dom de Deus.

O SENHOR Deus abençoe o seu novo ano!

Feliz 2019!

Atenciosamente,

Rafael Caldeira de Faria, teólogo, e o editor do blog Curados por Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s